Terror, Horror e Suspense na Monomito

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Olá, Pessoal!

Sou Lilith, administradora na página Terror, Horror e Suspense, fã de livros e tudo relacionado ao universo do terror. Algumas vezes estarei aqui para batermos um papo sobre as novidades, os clássicos e as notícias do mundo THS. Criamos a THS em meados de 2015, porque víamos a necessidade de uma página que tivesse um conteúdo mais leve e diversificado, onde todos tivessem espaço para mostrar seus trabalhos e onde manteríamos os fãs de terror, assim como nós, bem informados e sem tanto merchandising. Procuramos sempre interagir e tirar as dúvidas dos nossos seguidores, e hoje vemos a Terror, Horror e Suspense como uma grande família de fãs apaixonados por esses gêneros.

Todo mundo está em total frenesi com os recentes lançamentos do cinema no gênero, tivemos Hereditário, Corra, IT – capítulo dois, Midssomar e Nós, entre tantos outros presentes que os diretores têm dado a nós, nos últimos anos. Mas como tudo isso começou? De onde surgiu esse “súbito” interesse em um gênero que desde os anos 1980/90 estava meio que em segundo plano nas produtoras?

Acredito que o marco nos filmes de terror/suspense foi o lançamento no cinema de Invocação do mal, do casal Warren. A franquia, que está em alta tanto na literatura quanto no cinema, mostrou às produtoras o quanto isso poderia ser rentável, com números extraordinários, e trouxe de volta todos os holofotes para o gênero, principalmente no antigo cenário do cinema, onde a maioria dos filmes eram romances genéricos. A alta dos filmes de THS abriu muitas portas para o mundo do terror. Serviços de streaming investem em produções independentes, sejam filmes, series e até mesmo animes. Temos uma variedade gigantesca de material do gênero. Ser fã de terror nunca esteve tão em alta.

Temos várias adaptações, seja do Mestre King ou do gênio do suspense James Wan. Vimos algumas releituras muito boas de clássicos como Cemitério Maldito, Boneco Assassino e Halloween (particularmente meu filme favorito do ano, sobre clássicos relançados), entre outros filmes, que ganharam uma nova roupagem e casaram perfeitamente com o cenário atual. Os fãs adoraram! Sejam os mais apaixonados pelos clássicos ou a nova geração de fãs, a aceitação foi incrível e elevou ainda mais o nível das produções.

No cenário literário, então, é uma delícia! Cada lançamento, cada história nova, nos leva a um mundo de medo, pavor e de satisfação com tamanho talento e sucesso que os escritores estão alcançando. No Brasil, temos diversas coletâneas, novelas e romances do gênero, com histórias para todos os gostos, desde os mais sangrentos, como o “Cordel de Sangue”, do Aislan Coulter, até aqueles que nos levam ao limite do terror psicológico, do suspense, que é o caso de “A casa dos pesadelos”, de Marcos DeBrito.

Temos hoje no país uma associação de escritores de romance policial, suspense e terror, a Aberst, que incentiva e premia alguns escritores do gênero e tem o intuito de fortalecer a literatura desses gêneros no país. Contamos também com exposições somente sobre o tema, como é o caso da HorrorExpo, que acontecerá agora em Outubro em SP, onde também ocorrerá a entrega do Prêmio Aberst de Literatura. Inclusive, para quem ainda não viu, corre lá e dá uma olhada nos indicados. São livros incríveis que concorrem nas diversas categorias. Temos indicados da Monomito Editorial em duas categorias: Projeto Gráfico (“Confinados”); Conto de Horror (“Confinados” e “Mãos secas com apenas duas folhas”). Com toda certeza são obras que merecem a sua atenção e um cantinho em toda biblioteca de fãs de bons livros.

Por fim, quero agradecer o espaço dado pela Monomito. Espero que nossa parceria só cresça mais e mais e que a editora continue com esse trabalho incrível que vem fazendo.

Nos encontraremos em breve!

Lilith

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn

Gostou dessa dica?

Insira o seu endereo de e-mail abaixo para receber gratuitamente outros artigos e dicas como essa!

Artigos que você pode gostar

Monomito Editorial

Casa nova!

Estamos de casa nova! Não é a física (ainda), mas

Artigo

Terror, Horror e Suspense na Monomito

Lilith do blog Terror, Horror e Suspense fala um pouco sobre o panorama dos gêneros e se apresenta ao público da Monomito.

Deixe um comentário

Fechar Menu
×

Carrinho