Nos confins da galáxia há um planeta onde tudo é perfeito. Dias de céu claro se sucedem, as cidades são confortáveis, com poucos habitantes, os bosques e pradarias verdejantes se estendem no horizonte e as pessoas vivem felizes e bonitas. RR/1.111 é uma bem-sucedida colônia humana, um paraíso distante que carrega as melhores características da Terra.

Allen um dia também já se deixou ludibriar por essa mentira. Para além da superficialidade criada pela tecnologia holográfica, ele enxerga agora toda a decadência de um planeta instável e daqueles expurgados que ali foram obrigados a buscar refúgio.

O confronto com o caráter ambivalente daquele mundo, e da sua própria existência, é levado ao extremo pela paixão e ódio que sente pela sedutora criatura que lhe enreda em seus desejos de constantes revoluções.

Allen então se vê em meio a um mundo bipartido onde nada é exatamente o que parece e em meio a uma relação em que tudo precisa morrer pra nascer de novo. Entender seu papel em meio a esse jogo de decadência e vitalidade, vida e morte, não será tarefa fácil.

Sobre a autora

Teresa P. Mira de Echeverría é uma escritora e doutora em Filosofia nascida em 1971, na Argentina. Em suas investigações, analisa a relação entre a Ficção Científica, a Filosofia e a Mitologia.

Suas obras têm aparecido em prestigiadas publicações, com textos em mais de 20 antologias em diversos países como Estados Unidos, Espanha, França, Itália, Bulgária, Grã Bretanha, Argentina, Colômbia e Cuba.Entre suas obras figaram El terror Verde (Ed. Vestigio, Colômbia); Madrugada; Antumbra, Umbra y Penumbra; Diez variaciones sobre el amor (todas com Cerbero, España); El Tren (Café con Leche, España); Lusus Naturae (Ficción Científica, España) e Memory (Upper Rubber Boot Books, USA).

É ganhadora do prêmio Ignotus 2019 da Associação Espanhola de Fantasia, Ficção Científica e Terror na categoria melhor artigo, com o texto “New Weird: otra realidad es posible”.

À sua imagem é o seu primeiro texto traduzido e publicado em português.

Teresa P. Mira de Echeverría