Regulamento do edital Trama das águas: Literatura contemporânea produzida por mulheres no e do Pará

 

A fim de publicar um livro que traga textos inéditos que possam representar um recorte da produção literária feita por mulheres cis e trans paraenses, ou que vivem no Pará e nesse estado produzem sua literatura, a Monomito Editorial te convida a participar desta chamada de textos.

Serão selecionados 30 textos, 15 em prosa literária e 15 em versos, que se juntarão a outros 8 textos previamente selecionados através da curadoria de Monique Malcher, textos estes com autoria de: Gabriela Sobral, Paloma Franca Amorim, Mayara La-Rocque, Roberta Tavares, Bruna Guerreiro, Rafaela Oliveira e Monique Malcher.

Os textos serão recebidos até dia 16 de julho de 2020 e o livro será viabilizado através de financiamento coletivo a ser realizado após o resultado da seleção dos textos.

Não deixe de participar. Mande o seu texto e boa sorte! 😊

 

  1. Temática da coletânea

 

Esta coletânea está interessada nas experiências múltiplas de ser e estar mulher paraense. Então o tema dos textos em prosa ficcional e poemas são justamente os aspectos dessas experiências, os atravessamentos intrínsecos a essas vivências tão diversas nesse estado do Norte do país. É preciso que as vozes que já (r)existem alcancem ainda mais leitores com a sua potência. A Literatura produzida por mulheres é um presente para se compreender que não há mais espaço para um mundo no qual mulheres estejam e permaneçam silenciadas.

Lembrando que estamos interessados em textos ficcionais e poemas, não receberemos neste edital textos de não-ficção como artigos e ensaios.

 

  1. Apresentação do texto

 

O texto deve ser inédito, de autoria única, estar em formato Word, sem ilustrações e com as seguintes características de apresentação:

– Para prosa: mínimo de 4.000 e máximo de 11.000 caracteres com espaços;

– Para poesia: sem limite mínimo; limite máximo de 11.000 caracteres com espaços;

 

Na primeira página deverá constar o nome da autora e o título do texto, que serão descontados da contagem de caracteres especificada acima.

 

Atenção: os textos em prosa que estiverem fora dessas condições serão eliminados. Para poesia, a autora deve justificar o formato diferente escolhido de acordo com o projeto poético.

 

  1. Inscrição

 

A inscrição será feita por meio do envio do texto dentro dos padrões apresentados no item 2 com o preenchimento do seguinte formulário: https://forms.gle/h7QjrSUBTpaKGkQ38.  Os textos serão recebidos das 10h do dia 16 de junho de 2020 até o dia 16 de julho de 2020. Textos recebidos fora desse intervalo serão desconsiderados e não participarão da seleção.

Cada autora pode se inscrever em mais de uma categoria, porém só poderá participar da coletânea com um texto de sua autoria. Caso ambos os textos inscritos por uma mesma autora em categorias diferentes sejam selecionados, a curadoria escolherá qual dos dois textos será publicado, abrindo espaço para a seleção de outra autora na categoria cujo texto for descartado.

Cada autora só poderá enviar um texto por modalidade. Se houver duplicidade de inscrição em uma mesma modalidade, apenas o primeiro texto enviado pela autora será considerado.

 

  1. Critérios de desclassificação

 

Serão sumariamente descartados textos:

 

  1. Seleção dos textos

 

Serão selecionados 30 textos no total, 15 na categoria prosa ficcional e 15 na categoria poesia.

O júri será formado pela curadora do projeto, Monique Malcher, e pelo corpo editorial da Monomito Editorial: Adriana Chaves e Toni Moraes.

A decisão do júri é irrevogável.

O resultado da seleção será anunciado até o dia 10 de agosto de 2020, através das redes sociais da Monomito Editorial.

 

  1. Viabilização

 

A publicação do livro com os textos selecionados será viabilizada através de campanha de financiamento coletivo a se iniciar após a divulgação do resultado da seleção. Caso a campanha não consiga levantar fundos suficientes para a publicação do livro, esta publicação pode vir a ser cancelada pela editora.

 

  1. Contrato e remuneração

 

As autoras com textos selecionados, que participarão do livro, assinarão um contrato de edição com a Monomito Editorial e serão remuneradas por meio do pagamento de direitos autorais a cada semestre, com a porcentagem a ser definida em contrato.